Pedindo, desde já desculpa, pelo facto de não estar a ser actualizado como deve ser este blog, pretendo fazer um resumo do que se tem passado desde a Assembleia Magna de dia 8 de Março. Efectivamente, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa realizou-se a Assembleia Magna de fundação da AAUL, bem como a aprovação dos estatutos e do calendário eleitoral.
No entanto, o calendário eleitoral aprovado era de tal modo curto que a Comissão eleitoral "ad hoc" decidiu por bem alarga-lo. Por um lado, havia uma vontade de aproveitar o proximo Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA), a realizar no Instituto Superior Tecnico (IST), nos dias 23 e 24 do corrente mês, para promover e assumir a AAUL como estrutura associativa; por outro lado, verificava-se que era necessário imprimir um maior espaço de discussão e de apresentação da AAUL aos alunos da Universidade de Lisboa.
Nesse sentido surge o referido alargamento do calendário eleitoral, já publicitado em todas as 8 Faculdades da Universidade de Lisboa. Ou seja, efectivamente o novo calendário foi disponibilizado a todas as Associações de Estudantes, para que estas informem os seus alunos da realidade associativa dentro da Universidade, portanto, cabe agora aos dirigintes associativos informarem os seus alunos, publicitando o calendário eleitoral, independentemente da sua posição pessoal relativamente à AAUL. Se não o fizerem apenas a eles podem ser assacadas responsabilidades por não informarem na plenitude os alunos que representam.
Com o alargamento do calendário eleitoral é também possivel realizar novas sessões de esclarecimento, nas faculdades que ainda não aderiram a este projecto de união. Tal como se realizou no dia 21 de Março na Faculdade de Ciências. Igualmente foi proposta uma idêntica sessão na Faculdade de Psicologia, sem que contudo os dirigentes associativos tenham mostrado grande abertura para o fazer, afirmando inclusive que se sentiam plenamente esclarecidos relativamente à AAUL. Cremos acreditar que a Associação de Estudantes de Psicologia reveja rapidamente a sua posição e abra o debate nas suas instalações, de modo a que a Comissão Dinamizadora possa explicar aos alunos o projecto que apresenta e que crê ser um projecto válido. Só assim os alunos poderão estar informados e decidir a adesão ou não da Associação de uma forma consciente.
Estamos disponiveis para durante estes mês, como o estivemos durante todo o processo, esclarecer todo e qualquer aluno que esteja interessado em conhecer o projecto AAUL e perceber as mais valias que ele pode trazer ao movimento associativo da Universidade de Lisboa. Com os melhores cumprimentos a todos os estudantes da Universidade de Lisboa, com os desejos de um debate livre e esclarecedor e com um convite a trabalhar em prol da união:
Tiago Cabanas
(Faculdade de Direito de Lisboa)
P.S. - Assumo como compromisso quase pessoal actualizar este blog e publicita-lo convenientemente, de modo a aproveitar uma das melhores formas de comunicação da actualidade.
quinta-feira, 22 de março de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Apostar na informação e na sua correcta divulgação pode ser o primeiro passo para que se estabeleçam relações de confiança entre o Estudante e as entidades que o representam. Congratulo, por isso, esta iniciativa e espero que o teu compromisso se revele uma mais valia para o esclarecimento de todos e, em particular, para os que são considerados na AAUL. Continuarei atenta.
Ondina M.
Enviar um comentário